Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Guia: Como Melhorar Seu Teclado Utilizando o ASUS ROG KeyBot

21/11/2014 14:37





Share on Google+

O KeyBot é um microprocessador aplicado na série Z97 de placas-mãe Maximus VII e também nas mainboards Rampage V Extreme. Sua função é de trazer mais recursos aos teclados do computador, mesmo que eles não tenham teclas multimídia. 

Você pode ligar seu computador usando o teclado e ir diretamente ao UEFI BIOS, ou rodar ferramentas exclusivas para fazer o overclock de seu CPU (CPU Level Up) ou RAM (XMP) antes de iniciar o Windows. Você também pode customizar suas "F-Keys" (F1 a F10) para funcionar como teclas de Macro, Smart Input, Função ou Atalho no sistema operacional.

Começando a fazer

O único pré-requisito para utilizar o KeyBot é o uso de um teclado USB. É importante que você o conecte na porta correta, já que o recurso não funcionará se não estiver conectado na porta certa. No exemplo abaixo, a saída certa está diretamente abaixo da porta PS/2 na placa Maximus VII Impact.

Agora que você conectou o teclado, é hora de dizer para a BIOS que você quer ligar o PC através do teclado. Vamos até a BIOS, na seção AdvancedAPM Configuration, e mudar de ErP Ready para Enabled (S5) ou Enabled (S4+S5).

Para usar o KeyBot no Windows, você precisa instalar o driver e o software específico, o que pode ser feito no site da placa-mãe.

Ligando o PC com KeyBot

Quando o computador estiver desligado, você pode ligá-lo e ir diretamente ao UEFI BIOS apertando a tecla Delete. Isso está implementado para que você não precise esperar o momento certo na inicialização para acessar esta tela.

Se você quiser aplicar alguns recursos de overclocking sem muita complicação, simplesmente aperte F11 (CPU Level UP). Seu sistema começará a aumentar o desempenho automaticamente conforme a capacidade para que você rode jogos e aplicações mais pesadas. Se você quer otimizar as configurações de sua memória RAM, tecle F12 (XMP) e o sistema aplicará as otimizações antes de iniciar o Windows. Ambas as ferramentas podem poupar muito tempo se você deseja um sistema overclockado, porém se você gosta de cuidar de cada recurso de seu computador, ainda existem muitas opções no BIOS que podem satisfazer os overclockers hardcores.

Keybot no Windows

Após instalar o driver e o software do Keybot, você pode rodar o aplicativo e começar a personalizar funções para todas as teclas entre F1 e F10. Basta selecionar a tecla que você quer programar, escolher o recurso direcionado e então aplicar.

Tutorial

Vamos utilizar uma das teclas F para abrir a calculadora.

Aplique a Tecla de Função para F6, e coloque o nome de seu perfil (caso você esqueça a função).

Feito.

Agora, vamos usar uma tecla F para me ajudar a gravar minha senha. (Aviso: ela aparece sem criptografia, conveniente apenas em situações não seguras).

Aplique Smart Input para F3, então classifique o nome do perfil.

Vamos mapear o comando CTRL+C na tecla F2. Você precisará selecionar as teclas com o mouse ao invés de digitar no teclado.

E na tecla F8, vamos colocar um atalho para abrir o Steam. Você pode navegar para achar o arquivo executável, assim como também inserir links de sites.

Como você pode ver à esquerda, há uma variedade de funções extras sem a necessidade de comprar um novo teclado. Você pode salvar o seu perfil ao selecionar Exportar (canto superior esquerdo), e usar quantos perfis quiser (talvez um para cada jogo?), e Importar (canto superior esquerdo) para ter acesso a dez novas teclas!

Botão On/Off

No topo direito do console existe um botão de On/Off, destinado para ocasiões onde você precisa utilizar as funções originais das teclas F. Com esse botão, você pode desativar o KeyBot. Também existe um botão externo no hardware em algumas placas-mãe que cumprem a mesma função.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *